terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Eugène Delacroix - Um pintor romântico

Ferdinand-Victor-Eugène Delacroix nasceu em Charenton-Saint-Maurice, em 26 de Abril de 1798.
O seu gosto pelo exótico e a força dramática da sua pintura caracterizam Delacroix como um dos maiores pintores românticos franceses. O uso peculiar que fez da cor abriu caminho para os grandes mestres impressionistas e pós-impressionistas.
A partir de 1815 começou a estudar pintura com o barão Pierre-Narcisse Guérin, renomado artista académico.
Em 1825 foi para Londres. Em contacto com os ingleses J. M. W. Turner, John Constable e Sir Thomas Lawrence, a sua técnica adquiriu maior liberdade. Quadros como "Dante e Virgílio nos infernos" (1822) e "O massacre de Quios" (1824), românticas pelo tema e estilo, representaram a ruptura com o estilo neoclássico que imperava na França.
Em obras como "A morte de Sardanápalo" (1827) e "A liberdade guiando o povo" (1830) Delacroix atingiu a plenitude do seu estilo, ao conseguir o domínio da cor sobre o traço.
Em 1832 viajou durante seis meses por Marrocos. Seduzido pelo exotismo e luminosidade do país, executou uma série de desenhos e aguarelas, que mais tarde aproveitaria na magistral "Mulheres de Argel" (1834).
Delacroix dedicou-se também à pintura mural. Decorou o Salão do Rei no palácio Bourbon (1836), a biblioteca do palácio de Luxemburgo (1861) e a capela dos anjos da igreja de Saint-Sulpice (1861), obra que o consagraria como o último grande muralista de tradição barroca. Morreu em Paris, em 13 de agosto de 1863.

4 comentários:

priecha disse...

Não conhecia este pintor. Mas através deste texto, fiquei a conher um pouco.

João Carlos Costa disse...

Lipa, eu corrigi aqui umas falhazitas, já que o texto estava em português do Brasil (foi tirado da Wikipédia, aposto).

Mas gostei de o ler. Só é pena não teres aqui colocado uma imagem de um dos quadros referidos.

pedro disse...

eu acho que já tinha ouvido falar nele mas depois de ler o texto ja sei mais sobre ele ;)

Ibraim_b disse...

Interessante. Com, este texto fiquei a conhecer melhor Eugène Delacroix e as suas obras, já que fui pesquisar imagens das suas obras no Google.